Adoro o Algarve. Sempre adorei. Mesmo viajando por esse mundo fora (não tanto como gostaria) sempre adorei passar uns dias neste paraíso ao sul plantado. Nos anos que não consegui cá vir, lembro-me de ver fotos dos dias longos, da praia interminável e sentir saudades. Talvez por ter vindo para cá desde os sete meses, e por ter cá família, sinto o Algarve um bocado meu. Sinto que faz parte de mim. Gosto da sua pronúncia, dos seus lugares, das suas manias e tenho grandes amigos desta terra. Pessoas puras, sãs, que em tempos de faculdade sentiam falta desta terra como de ar para respirar! Acho que só não gosto mesmo dos coentros que usam e abusam na comida! E talvez por gostar tanto disto é que ontem me passei, literalmente. A pedido dos mais novos, fomos com uns amigos e respectiva miudagem ao Aquashow, supostamente, o melhor parque aquático da zona. Além de ter ficado completamente escandalizada com o preço - 29€ por pessoa e 19€ pela pequena criatura - fiquei desiludida pela falta de cuidado na organização que por o se vê. Não há um cuidado em melhorar nada. Apenas e só o sentido de vender. Vender bilhetes, vender fotos - numa imposição que chega a ser absurda- vender gelados, bolinhas. A piscina é no mínimo ridícula e as filas bastante desmotivadoras. A piscina de ondas praticamente a fazer lembrar as chinesas e no ar, o som da RFM! Senhores, não vos ocorre nafa melhor que ouvir Salvador Sobral numa piscina de ondas, com os putos aos gritos?! Mas, para além de tudo isto, que fomos levando mais ao menos na boa, em prol da alegria e entusiasmo dos pequenos, o que chateia mesmo, mesmo, é a "tromba" dos pessoal de guarda dos escorregas. Tirando uma personagem, claramente supervisor do local, os restantes, miúdos que provavelmente ganham um trocados nas férias, estavam de trombas!! A olhar para o lado, a ver as unhas, a pensar na morte da bezerra... nem um sorriso as pequenas criaturas que estavam em êxtase. Compreendo que não seja provavelmente o emprego de sonho de todos, mas deixa uma má, muito má imagem das pessoas algaravias. E uma imagem que não é de todo verdade. Valeu pelas risadas que demos ao ver o bronze com que ficam graças ao uniforme. É castigo :)
terça-feira, 25 de julho de 2017
domingo, 16 de julho de 2017
Aeroporto
Viemos ao aeroporto buscar o pai. Uma viagem de dois dias a lazer. E o Gui está feliz como não o via há dias. O entrar neste sítio provoca-lhe um sorriso inacreditável! A alegria dele em estar no aeroporto, a cara com que se ri para todo o lado, as saudades que diz sentir por este local, provocam em mim sentimentos tão contraditórios! Há um ano atrás, embarcávamos para Luanda e de seguidinha para o Kenya. Uma estada de aeroportos e de voos seguidos que o G aguentou maravilhosamente bem. Parece que foi feito para isto. Dizia-me há pouco as saudades que tinha do aeroporto e no seguimento da conversa, de andar de avião e de Angola. E nós aqui, supostamente felizes porque este vai e vem acabou, porque estamos no nosso país e aqui é que é bom! Não consigo evitar um sorriso e um olhar de "sei bem o que é" ao ver parte desta gente aqui, que aguarda os seus emigrantes. Notam-se tão bem..também já esperaram por nós tantas e tantas vezes com os mesmos sorrisos! Lembro-me de todas as vezes que embarquei aqui, que aqui aterrei e feliz, sem preocupação alguma. Tenho saudades do ir e vir, destas alturas tão mais leves. De tudo estar bem e as saudades serem apenas o nosso único mal. E que mal tão grande eram na altura. E esta minha criaturinha, continua a sorrir como se estivesse no mais lindo sítio do Porto!
terça-feira, 20 de junho de 2017
O jornalismo de hoje
No meu longíquo tempo de escola, havia uma altura, em português, que aprendíamos a fazer notícias! E nestas aulas lembro-me bem, éramos ensinados a relatar, sem emoção ou pontos de vista, os factos! Alem disso, aprendíamos também que o carácter, a verdade, a justiça, eram objectivos do jornalismo.
Hoje em dia, a sensação que tenho, é que vale tudo pelas audiências. Os nossos jornais roçam a puta da vergonha presente na "Casa dos Segredos"! JS faz uma reportagem ao lado de alguém que perdeu a vida a fugir do inferno. Minha gente... é uma pessoa!!!! Tem família, filhos, pais, amigos, amigos que perderam o chão e não precisam de ver ainda mais está lamentável imagem.
Hoje, a jornalista do Público Natália (qualquer coisa) escreve que "fulano empurra filhas para a morte" a propósito da inquantificavel dor de um pai que fez, numa hora de inferno, uma opção errada. E que provavelmente irá culpar-se disso para o resto da sua miserável vida.
Entrevistam-se pessoas a chorar porque perderam tudo. Fazem-se comentários e publicam-se títulos para ganhar likes, sem qualquer respeito por quem morreu na mais angustiante e agonizante das mortes.
Títulos como "fulano empurra filhas para a morte" só me fazem acreditar que a violência é a melhor forma de resposta! Porque um bom par de bofetadas naquela jornalista que faltou às mesmas aulas que eu, é pouco!
domingo, 18 de junho de 2017
Enquanto eu estava com o meu querido filho na praia, uma mãe perdia a vida dentro de um carro com um filho de quatro anos. Não imagino sequer o terror de presenciar esta morte tão horrível, tão medonha, tão assustadora da pessoa que mais se ama neste mundo. E numa também simples vinda de uma praia algures. Portugal e os portugueses, estão, infelizmente, habituados a estes cenários e aos fogos de verão. Mas não a tragedias desta dimensão!!! Imaginar pessoas a serem consumidas por este tão terrível fogo é assustador e tira expressão a qualquer palavra que se possa dizer. Não consigo e nem quero imaginar a dor daquelas gentes, parada entre o terror... um obrigada (que de nada serve) a todos os que lutaram...
segunda-feira, 12 de junho de 2017
.
Os dias passam por aqui. Veio o bom tempo e com ele os dias compridos, que eu tanto adoro e que tanta falta me faziam. Tenho trabalho para acabar e as horas agora não chegam. Perco-me no sol. Preciso encontrar-me num horário de trazer por casa, num método voluntário que nunca tive. Ando ocupada mas sinto falta da ocupação que tinha. O Guilherme relembra todos os dias Angola e pede para voltar. Lá lhe vamos dizendo que não podemos voltar já, adiando a conversa que não iremos mesmo voltar (acho eu!!!). Ultimamente temos sabido notícias (de conhecidos apenas, felizmente!), más, que me fazem acreditar (cada vez mais) que a vida dá voltas repentinas e que num sopro, como o João tão bem diz, tudo muda, tudo acaba. E depois há dias, de sol, de gargalhadas, de felicidade, em que sabemos que tudo vai ficar bem. Enquanto isso, vou ganhando peso e cor por este país maravilhoso, à beira mar plantado.
segunda-feira, 29 de maio de 2017
Medithai
p.s: para grande pena minha, isto não é um post patrocinado. Foi uma massagem oferecida por amigas! Quem tem amigas assim, tem tudo :)
quinta-feira, 25 de maio de 2017
Dia de África
25 Maio, Dia de Africa.
"Most of us were not born in Africa. But Africa was born in us." Kwame Nkrumah
Citação da Margarida Ribeiro hoje na sua página do fb. Também como em nós, África nasceu na sua família.
Fomos para África dois. Regressamos um casal firme e voltamos três. E aí crescemos como família. Foi em África e com todas as suas adversidades que aprendemos a ser uma família. Foi em Africa que aprendemos o que é saudade, o que é a pátria. Foi longe que viajamos muito, que nos deslumbramos naquele imenso continente sem fim. Foi lá que passamos momentos difíceis a dois e que os aprendemos a resolver, também a dois. Foi em África que o meu filho aprendeu a andar, que aprendeu a falar. É para Angola que ele (ainda) quer voltar.
Foi em África que cresci como mulher, Mãe e como profissional. Foi em África que nasceu este blog.
Africa estará para sempre em nós.
quarta-feira, 24 de maio de 2017
Praia no norte
Esqueçam tudo o que já ouviram sobre a praia do norte. A 24 de Maio estamos na praia, nas águas gélidas (ou não!!) de Matosinhos, às seis da tarde. E posso garantir que está para lá de bom! Na praia que o viu crescer, ainda que dentro da barriga, passados cinco anos aqui voltamos. Estar aqui sentada, a esta hora e ver o Guilherme a brincar na água faz-me relembrar o quanto de bom esta terra tem. As grandes vantagens destes dias na Europa, longos, em que o dia não acaba, em que o sol só se põe depois do jantar na varanda! Era isto que quando estava longe sentia tanta falta. É isto que posso finalmente aproveitar por aqui. E é isto que sabe tão bem.
domingo, 21 de maio de 2017
Santiago de Compostela
Viemos a Santiago de Compostela. Mais para estar com os amigos do que propriamente para visitar a cidade. Já há muitos anos que não vinha aqui, mas ainda me lembrava bem da área histórica do centro. Santiago é uma cidade girissima mas mais que isso tem uma atmosfera impecável, principalmente com tempo bom. Lembrava-me exactamente disto, do ambiente agradável dos peregrinos de todo o mundo e comprovei que se mantém. Por todo o centro histórico se vê gente que chega, cansado mas alegre. Nota-se nas suas caras, a alegria da chegada, do sucesso da caminhada! Do chegar ao fim do caminho. E é nisto que penso enquanto os vejo a entrar na Catedral para o abraço ao Santo. Nesta alegria, nesta chegada, neste caminho tão diferente de Fátima. Em Fátima as pessoas que chegam a pé, chegam com ar feliz mas sofrido! Muito sofrido até. Em Santiago não. Chegam de todos os lados do mundo, a sorrir, alguns (muitos) com cães ou bicicletas e com um ar de quem conheceu e aprendeu valores de uma vida. Gosto muito deste ambiente!
terça-feira, 16 de maio de 2017
Locais onde a Pitú queria ir#1
Localizado nas margens do Lago di Como, local que há anos queremos visitar, o projecto é absolutamente fantástico. Com uma piscina infinita e as vistas do Lago e das pequenas vilas que o rodeiam, deitada nas espreguiçadeiras de design Urquiola no tom verde do momento, que posso eu pedir mais?
Podia-vos falar do requinte do desenho dos quartos, das madeiras e tecidos utilizados. Das peças de design Urquiola que pontuam o hotel, particularmente as de mobiliário exterior - as minhas favoritas!
Podia referir também os sanitários em pedra natural ou mesmo a garrafeira..
Tudo no edifício está extremamente bem conseguido. Elegante e chic sem snobismos, sem ser pretensioso.
Dos melhores hotéis que já vi (ainda que só on line!!!)...





