terça-feira, 20 de junho de 2017

O jornalismo de hoje 

No meu longíquo tempo de escola, havia uma altura, em português, que aprendíamos a fazer notícias! E nestas aulas lembro-me bem, éramos ensinados a relatar, sem emoção ou pontos de vista, os factos! Alem disso, aprendíamos também que o carácter, a verdade, a justiça, eram objectivos do jornalismo. 

Hoje em dia, a sensação que tenho, é que vale tudo pelas audiências. Os nossos jornais roçam a puta da vergonha presente na "Casa dos Segredos"! JS faz uma reportagem ao lado de alguém que perdeu a vida a fugir do inferno. Minha gente... é uma pessoa!!!! Tem família, filhos, pais, amigos, amigos que perderam o chão e não precisam de ver ainda mais está lamentável imagem.

Hoje, a jornalista do Público Natália (qualquer coisa) escreve que "fulano empurra filhas para a morte" a propósito da inquantificavel dor de um pai que fez, numa hora de inferno, uma opção errada. E que provavelmente irá culpar-se disso para o resto da sua miserável vida.

Entrevistam-se pessoas a chorar porque perderam tudo. Fazem-se comentários e publicam-se títulos para ganhar likes, sem qualquer respeito por quem morreu na mais angustiante e agonizante das mortes. 

Títulos como "fulano empurra filhas para a morte" só me fazem acreditar que a violência é a melhor forma de resposta! Porque um bom par de bofetadas naquela jornalista que faltou às mesmas aulas que eu, é pouco! 

domingo, 18 de junho de 2017

Enquanto eu estava com o meu querido filho na praia, uma mãe perdia a vida dentro de um carro com um filho de quatro anos. Não imagino sequer o terror de presenciar esta morte tão horrível, tão medonha, tão assustadora da pessoa que mais se ama neste mundo. E numa também simples vinda de uma praia algures. Portugal e os portugueses, estão, infelizmente, habituados a estes cenários e aos fogos de verão. Mas não a tragedias desta dimensão!!! Imaginar pessoas a serem consumidas por este tão terrível fogo é assustador e tira expressão a qualquer palavra que se possa dizer. Não consigo e nem quero imaginar a dor daquelas gentes, parada entre o terror... um obrigada (que de nada serve) a todos os que lutaram...

segunda-feira, 12 de junho de 2017

.

Os dias passam por aqui. Veio o bom tempo e com ele os dias compridos, que eu tanto adoro e que tanta falta me faziam. Tenho trabalho para acabar e as horas agora não chegam. Perco-me no sol. Preciso encontrar-me num horário de trazer por casa, num método voluntário que nunca tive. Ando ocupada mas sinto falta da ocupação que tinha. O Guilherme relembra todos os dias Angola e pede para voltar. Lá lhe vamos dizendo que não podemos voltar já, adiando a conversa que não iremos mesmo voltar (acho eu!!!). Ultimamente temos sabido notícias (de conhecidos apenas, felizmente!), más, que me fazem acreditar (cada vez mais) que a vida dá voltas repentinas e que num sopro, como o João tão bem diz, tudo muda, tudo acaba. E depois há dias, de sol, de gargalhadas, de felicidade, em que sabemos que tudo vai ficar bem. Enquanto isso, vou ganhando peso e cor por este país maravilhoso, à beira mar plantado. 

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Medithai

Quem me conhece sabe que gosto de massagens. Mas é um gostar intenso, quase que um adorar!!! Mas na mesma intensidade que gosto, sou bastante esquisita. Não gosto de qualquer massagenzita e sou gaja para reparar em todos os detalhes: se o óleo está quente, se elas levantam as mãos, se viram devidamente a toalha, se lavam as mãos antes de massajar a cara, etc etc. E como fervorosa adepta que sou, gosto de experimentar sítios. Gosto de conhecer os spas do hoteis e normalmente faço uma (ou varias massagens) quando vou de ferias. E isto tudo para dizer o que? Que as terapeutas asiáticas são para as massagens como as brasileiras para o samba, basicamente! As mocinhas nasceram com o dom para a coisa. E não há quem as iguale! Quem já viajou para a Tailândia, sabe que falo verdade. Mas, sem excepção, todos os outros países que conheci naquelas redondezas têm esse dom! Fiz massagens absolutamente fabulosas em todos os locais asiáticos que visitei. Fiz uma vez uma massagem no Dubai, com uma massagista filipina, que era obra do Paraíso!!! Ou seja, vale a pena importar uma tailandesa! E foi isto mesmo que a Medithai faz há longos anos... Traz as mocinhas para as melhores massagens do Porto! Hoje, tive o gosto de fazer uma com a terapeuta Ganga (não faço ideia se está bem escrito). Foi incrível! Recomendo vivamente!!

p.s: para grande pena minha, isto não é um post patrocinado. Foi uma massagem oferecida por amigas! Quem tem amigas assim, tem tudo :)

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Dia de África 

25 Maio, Dia de Africa. 

"Most of us were not born in Africa. But Africa was born in us." Kwame Nkrumah

Citação da Margarida Ribeiro hoje na sua página do fb. Também como em nós, África nasceu na sua família. 

Fomos para África dois. Regressamos um casal firme e voltamos três. E aí crescemos como família. Foi em África e com todas as suas adversidades que aprendemos a ser uma família. Foi em Africa que aprendemos o que é saudade, o que é a pátria. Foi longe que viajamos muito, que nos deslumbramos naquele imenso continente sem fim. Foi lá que passamos momentos difíceis a dois e que os aprendemos a resolver, também a dois. Foi em África que o meu filho aprendeu a andar, que aprendeu a falar. É para Angola que ele (ainda) quer voltar. 

Foi em África que cresci como mulher, Mãe e como profissional. Foi em África que nasceu este blog. 

Africa estará para sempre em nós. 

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Praia no norte 

Esqueçam tudo o que já ouviram sobre a praia do norte. A 24 de Maio estamos na praia, nas águas gélidas (ou não!!) de Matosinhos, às seis da tarde. E posso garantir que está para lá de bom! Na praia que o viu crescer, ainda que dentro da barriga, passados cinco anos aqui voltamos. Estar aqui sentada, a esta hora e ver o Guilherme a brincar na água faz-me relembrar o quanto de bom esta terra tem. As grandes vantagens destes dias na Europa, longos, em que o dia não acaba, em que o sol só se põe depois do jantar na varanda! Era isto que quando estava longe sentia tanta falta. É isto que posso finalmente aproveitar por aqui. E é isto que sabe tão bem. 

domingo, 21 de maio de 2017

Santiago de Compostela 

Viemos a Santiago de Compostela. Mais para estar com os amigos do que propriamente para visitar a cidade. Já há muitos anos que não vinha aqui, mas ainda me lembrava bem da área histórica do centro. Santiago é uma cidade girissima mas mais que isso tem uma atmosfera impecável, principalmente com tempo bom. Lembrava-me exactamente disto, do ambiente agradável dos peregrinos de todo o mundo e comprovei que se mantém. Por todo o centro histórico se vê gente que chega, cansado mas alegre. Nota-se nas suas caras, a alegria da chegada, do sucesso da caminhada! Do chegar ao fim do caminho. E é nisto que penso enquanto os vejo a entrar na Catedral para o abraço ao Santo. Nesta alegria, nesta chegada, neste caminho tão diferente de Fátima. Em Fátima as pessoas que chegam a pé, chegam com ar feliz mas sofrido! Muito sofrido até. Em Santiago não. Chegam de todos os lados do mundo, a sorrir, alguns (muitos) com cães ou bicicletas e com um ar de quem conheceu e aprendeu valores de uma vida. Gosto muito deste ambiente! 

terça-feira, 16 de maio de 2017

Locais onde a Pitú queria ir#1

Fruto da profissão ou talvez só mesmo por gosto e curiosidade, ando sempre a procurar hotéis diferentes e bonitos. Alguns, por serem em locais que conheço e gostava de voltar. Outros, por mero exercício de arquitectura ou de interiores. Outros ainda, por serem de nomes conhecidos na área ou cadeias hoteleiras que só por si valem a pena. Foi o caso deste... Il Sereno, no Lago di Como, apareceu-me no Pinterest há umas semanas. Da designer absolutamente fabulosa Patricia Urquiola, todos os seus recantos são um verdadeiro hino à arquitectura e ao design de interiores.
Localizado nas margens do Lago di Como, local que há anos queremos visitar, o projecto é absolutamente fantástico. Com uma piscina infinita e as vistas do Lago e das pequenas vilas que o rodeiam, deitada nas espreguiçadeiras de design Urquiola no tom verde do momento, que posso eu pedir mais?

Podia-vos falar do requinte do desenho dos quartos, das madeiras e tecidos utilizados. Das peças de design Urquiola que pontuam o hotel, particularmente as de mobiliário exterior - as minhas favoritas!
Podia referir também os sanitários em pedra natural ou mesmo a garrafeira..
Tudo no edifício está extremamente bem conseguido. Elegante e chic sem snobismos, sem ser pretensioso.
Dos melhores hotéis que já vi (ainda que só on line!!!)... 


Um local a visitar!







segunda-feira, 15 de maio de 2017

Ganhamos o Festival


Conseguimos! Como dizia uma amiga minha na noite de sábado, realizei um sonho de criança.
Sim, nos tempos em que o Festival era um evento "à seria"!!! Dos tempos em que só havia dois canais de televisão e a família se unia naquele sábado tão importante, ainda que invariavelmente disputássemos apenas os últimos lugares do quadro. E ano após ano, tristemente lamentávamos o facto e justificávamos com politiquices europeias.
Este ano, com políticas ou não, Portugal ganhou. E segundo dizem com recorde de votos. Ganhou o Salvador, ganhamos nós enquanto país. Acreditamos que podíamos ganhar e assim aconteceu. O país inteiro canta em uníssono a musica. O país inteiro vibrou com a vitória.

Como diz o nosso Presidente : ""Quando somos muito bons, somos os melhores dos melhores."

sábado, 13 de maio de 2017

Amar pelos dois 

"Amar pelos dois". Podemos não ganhar o Festival da Eurovisão mas já ganhamos muito. Ganhamos como país, como povo. À semelhança do que aconteceu no Euro passado, estes fenômenos unem o país de uma forma absolutamente extraordinária. A música está na boca de toda a gente, nos ouvidos de pequenos e graúdos e todos ansiamos por uma vitória. E além de tudo a música é fantástica! Ainda ontem, num jantar de amigas, ouvíamos a canção e arrepiávamos ao som da voz do Salvador. Que venha mais uma vitória!!!