Os meus serões aqui em Luanda, quando não são passados a trabalhar, passam por me sentar no sofá, a ver um bocado e televisão. Gosto de ver programas que me distraiam, que não me façam preocupar ou pensar muito. E é neste contexto que sou muito papa-series. Vejo a "Anatomia de Grey" religiosamente, o "Scandal", a "Good Wife", etc etc. Mas antes, "boto" sempre as vistas na novela que dá no momento. E como a Tv Cabo aqui em Angola deixou de ter a Globo, não há nem cinco minutos de telenovela brasileira para ver. Sim, porque independentemente de qualquer defesa de produto nacional, as novelas brasileiras são melhores. Com isso, de há uns meses para cá, só me contento com os trinta minutos da Sic Internacional da novela nacional (nacional de Portugal, claro está! porque me recuso a ver novelas portuguesas com histórias e cenários muitoooooo aldrabados de Angola- mas isso seriam outros quinhentos!) Adiante.
Na actual novela da Sic Internacional, "Coração D'Oiro" a historia gira à volta do Porto, do Norte, muito em particular do Douro e das suas fabulosas e inigualáveis paisagens. Até aqui, tudo perfeito!
O Porto aparece nas filmagens em todo o seu esplendor e euzinha, eu própria, apareci dez segundos num episódio, enquanto passeava na Rua das Flores, no passado dia 29 de Setembro de 2015. Sei com precisão o dia pois é o aniversario do Guilherme, e passeávamos os três com um balão azul. Ou seja, não há que enganar, apesar de só ser visível aos espectadores mesmo muito atentos. Até aqui, tudo excelente! Quem melhor para aparecer numa novela do Porto, que a sua mais fervorosa fã?
Mas agora começam as criticas, embora que duvide que construtivas, porque tenho sérias certezas que ninguém que faça novelas me lê.
- a casa fabulosa do Henrique (protagonista mau da novela) que se trata das ainda mais fabulosas moradias do fim da Avenida da Boavista, as intituladas Villas do Parque (porque se vê claramente nas imagens exteriores) não tem átrio de entrada! Não tem um hall, não tem um espaço de recepção, além de ter uma sala perfeitamente minúscula. Mas alguém acredita mesmo, que uma casa daquelas, ou uma gente rica como a que eles se fazem passar, vive numa casa sem um hall de entrada em condições? Com uma mini sala de estar onde estão todos sempre muito juntinhos no sofá?
- depois, esta nova moda de usar as novelas para publicitar artigos, moda que até faz sentido. Mas façam-no bem feito!! Sem parecer tãoooooo forçado. Quando uma amiga diz a outra que usa este ou aquele creme, não lhe mostra a embalagem, lê o rotulo de enfiada e diz todas as qualidade do mesmo como um papagaio. Diz apenas algo do gênero "experimenta! Eu uso e estou a adorar..."
- depois, o escritório do administrador da clinica (ex Henrique e actual Diogo). Mas que escritório de administrador é aquele? Entra-se de lado para a secretária? Num escritório e ainda por cima de uma pessoa importante, supostamente o melhor daquela clinica, a secretária ficaria sempre virada para a porta, permitindo a visualização frontal quer de quem entra, quer de quem está sentado.
- Acho também que toda o cenário da novela devia passar por um especialista em iluminação. Tirando a casa da "médica Joana" e da Beatriz , todas as outras dependências, são incrivelmente escuras e soturnas. Onde estão as paredes brancas minha gente?
- Acho também que toda o cenário da novela devia passar por um especialista em iluminação. Tirando a casa da "médica Joana" e da Beatriz , todas as outras dependências, são incrivelmente escuras e soturnas. Onde estão as paredes brancas minha gente?
- e ultrapassando as criticas "espaciais" mais da minha área, pergunto, - o melhor sitio que aquela gente toda, todos primos, irmãos ou ex-maridos, têm para tomar café, é um café dumas bombas de gasolina? WTF!!!??? Não há um tasco melhor em toda a cidade para se tomar um cafezinho em condições?
Não seria esta novela uma boa maneira de publicitar outros espaços? Porque não perguntar a alguns proprietários o que achariam de filmar um jantar um café, um lanche nas suas instalações? Não...Vamos comer ao "Sirga" em toda a novela e tomar café nas bombas!
O Porto é lindo, e as paisagens que são mostradas são incríveis, mas podiam facilmente corrigir estes detalhes, que na minha modesta opinião, são de "palmatória"!
O melhor, são mesmo as fotos e a Luciana Abreu na bomba de gasolina! Viva o PORTO, carago!









