quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Liberdade

Voltando ao post de ontem, (porque para mim tudo ronda o tema do medo) julgo que anda uma nuvem de estupidez a pairar sobre o mundo. Mas agora, não podemos ir para a praia vestidos como entendemos? É proibido? Na terrinha da Grande Igualdade, Fraternidade e Liberdade, sim Liberdade, não podemos escolher o que vestir? Agora é na praia, e a seguir? Vamos proibir as burcas no Shoping, no aeroporto? Proibir porque ofende os franceses que sofrem com os últimos ataques de terrorismo? Não entendo! 
Não entendo como pessoas, ditas inteligentes, ditas pessoas que governam países e os seus milhões de pessoas conseguem ser tão cegos. Leis como estas alimentam o ódio pela diferença, a proibição, o racismo!
Mas tão chocante ou mais do que até a própria lei, é ver (ou ler) os nossos treinadores de bancada de fb, a comentar a lei! Há demasiada gente que concorda, que defende, que apoiaria a lei em Portugal! Portugal, que segundo me lembro, pertence a uma Europa que apregoa a Liberdade. Mais uma vez essa palavra tão traiçoeira. Tão traiçoeiramente usada! Podemos usar a liberdade e até somos livres, mas pelos vistos de pensar e ser iguais aos outros. Ou pelo menos aos outros que não sejam muçulmanos! Tudo é possível quando a vida corre bem! Quando há medo, e quando as situações são verdadeiramente difíceis, vale tudo, mesmo a falta de respeito pelo "outro".

Hoje, a propósito da notícia que relatava a polícia francesa em Nice a obrigar uma mulher a retirar o burkini, li vários comentários que defendiam o mandar a dita para casa. E em vários, dei-me ao trabalho de responder "E se a mulher for francesa? Vai para onde?". Até à hora ninguém me respondeu. Sim, porque muito provavelmente a mulher é nascida e criada em França e apenas professa a religião islâmica. Não terá ela o direito de ir à praia no seu belo país, tão dela como de qualquer outro francês católico, vestida como entender?
Tudo está tão mal nesta notícia. Uma humilhação pública, em que segundo o relato, quem assistiu, batia palmas! Bater palmas ao ver alguém ser privado dos seus direitos, das suas liberdades?
Qual é o próximo passo, pergunto? Proibir a religião? Ou proibir os trajes na via pública?Muito provavelmente proibirão também os muçulmanos de se candidatarem a cargos públicos. Sim, porque este tipo de proibições são rastilhos, que vão consumindo mentalidades e se instalando silenciosamente em nós. Um dia destes, um mês destes, lá para o Natal, já os proibimos de andar no metro, não vão eles explodir-se!

É verdade que alguns dos ditos países muçulmanos são rígidos, e quando lá vamos, nos sentimos pressionados e até legalmente obrigados a ter comportamentos diferentes dos habituais. Mas lá está... Por isso é que devíamos ter orgulho! Porque nós somos diferentes. Porque nós permitimos a diferença, a multiculturalidade e até a multi religião e seu culto! Porque nós somos a favor da Liberdade, mas aquela verdadeira, a pura, e ganhamos com isso! Porque nós vemos mais longe que quem restringe, obriga, fecha a mentalidade e o olhar! 

Serão isto tudo ilusões?

Salvaguardando exageros, as praia de Nice estão a um pezinho de areia dos "neo-nazis" e quem lá está, com o seu belo bikini aplaude!

Haja santa estupidez!!!! 

1 comentário:

  1. Proibir de usar o burkini é uma atitude exactamente igual a obrigar a usar burka/burkini. Criticamos e depois vamos fazer igual??

    ResponderEliminar