quinta-feira, 28 de julho de 2016

Comboio Historico do Douro - O nosso Douro





 

Umas semanas antes de ir e após ter visualizado uma reportagem na tv, tratei de organizar, ou tentar pelo menos, uma viagem à Régua.
Um primeiro post a dizer mal do site da CP, e ainda a procissão ia no adro.
A fase da compra dos bilhetes não foi fácil. A compra é apenas física, o que na minha opinião inviabiliza compras por parte de estrangeiros, as informações são diminutas e até muito contraditórias.
Os próprios bilhetes possuem informações erradas, ao indicar apenas a viagem de ida, e não de ida e volta como deveriam. Não é esta a imagem que queremos passar deste nosso tão maravilhoso pais. O Porto tem o turismo a atingir valores históricos e urge reformular este serviço. Urge promover mas de uma forma completa e correcta.

Mas adiante! Chegou o dia e fomos, felizes e contentes! Fomos em gênero excursão como qualquer emigrante que se preze e só faltou mesmo a Renex e o farnel, com o garrafão devido. 

Fomos de manhã cedo e almoçamos na Régua, no restaurante Castas e Pratos. Além do restaurante ser lindíssimo e ter vistas directas para a Estação de Comboio, comemos lindamente. O restaurante e todo o seu staff estão atentíssimos à questão da viagem de comboio e têm imenso cuidado com as horas, o que no nosso caso, grupo atrasado por natureza e a gostar de provar, e provar e comer e beber, foi muito importante!

E às 15h20m (pontualidade a parabenizar) e após terem vindo confirmar a nossa presença, lá fomos nós, numa carruagem cheia, mas com os nossos lugares marcados, como me tinha sido garantido telefonicamente (e como tinha sido negado pela funcionária da bilheteira), em direção ao Tua. Crianças, adultos, turistas, naturais da terra, rancho folclórico inclusive, em direção ao Tua. E absolutamente maravilhados. A viagem é linda. A paisagem é do melhor que temos no nosso belo país. O dia era de calor, de sol aberto, com amigos, e por isso, só podia correr bem! Mas correu muito melhor do que pensava. A viagem é muito acima de tudo o que pensei, e mesmo conhecendo, e bem, as paisagens do nosso Douro, fiquei deslumbrada.
Não posso também deixar de referir que o comboio está belissimamente bem recuperado, tanto interiormente como pelo exterior.

E talvez por isso, quando vi a noticia do vandalismo às carruagens esta semana, grafitadas por uma cambada de palermas, só penso que este tipo de coisas devia ser resolvido à bofetada! Mas à bofetada valente! O que passa na cabeça destes palermas para “sprayzar” (julgo que grafitar até é enaltecer o que não pode ser enaltecido) um comboio histórico? Que raio de divertimento é este?

Gentes de Portugal, talvez por estar fora, eu dê mais valor ao que é nosso. Talvez a saudade faça os meus olhos olharem com mais amor para tudo o que é português e tão genuíno. Mas a bem da vossa cultura, do vosso conhecimento do vosso país, façam esta viagem!

Post (infelizmente) não patrocinado pela CP :)








1 comentário: