Umas semanas antes de ir e após ter visualizado uma
reportagem na tv, tratei de organizar, ou tentar pelo menos, uma viagem à
Régua.
Um primeiro post a dizer mal do site da CP, e ainda a
procissão ia no adro.
A fase da compra dos bilhetes não foi fácil. A compra é
apenas física, o que na minha opinião inviabiliza compras por parte de
estrangeiros, as informações são diminutas e até muito contraditórias.
Os próprios bilhetes possuem informações erradas, ao indicar
apenas a viagem de ida, e não de ida e volta como deveriam. Não é esta a imagem
que queremos passar deste nosso tão maravilhoso pais. O Porto tem o turismo a
atingir valores históricos e urge reformular este serviço. Urge promover mas de
uma forma completa e correcta.
Mas adiante! Chegou o
dia e fomos, felizes e contentes! Fomos em gênero excursão como qualquer
emigrante que se preze e só faltou mesmo a Renex e o farnel, com o garrafão
devido.
E às 15h20m (pontualidade a parabenizar) e após terem vindo
confirmar a nossa presença, lá fomos nós, numa carruagem cheia, mas com os
nossos lugares marcados, como me tinha sido garantido telefonicamente (e como
tinha sido negado pela funcionária da bilheteira), em direção ao Tua. Crianças,
adultos, turistas, naturais da terra, rancho folclórico inclusive, em direção
ao Tua. E absolutamente maravilhados. A viagem é linda. A paisagem é do melhor
que temos no nosso belo país. O dia era de calor, de sol aberto, com amigos, e
por isso, só podia correr bem! Mas correu muito melhor do que pensava. A viagem
é muito acima de tudo o que pensei, e mesmo conhecendo, e bem, as paisagens do
nosso Douro, fiquei deslumbrada.
Não posso também deixar de referir que o comboio está belissimamente bem recuperado, tanto interiormente como pelo exterior.
E talvez por isso, quando vi a noticia do vandalismo às
carruagens esta semana, grafitadas por uma cambada de palermas, só penso que
este tipo de coisas devia ser resolvido à bofetada! Mas à bofetada valente! O
que passa na cabeça destes palermas para “sprayzar” (julgo que grafitar até é
enaltecer o que não pode ser enaltecido) um comboio histórico? Que raio de
divertimento é este?
Gentes de Portugal, talvez por estar fora, eu dê mais valor
ao que é nosso. Talvez a saudade faça os meus olhos olharem com mais amor para
tudo o que é português e tão genuíno. Mas a bem da vossa cultura, do vosso
conhecimento do vosso país, façam esta viagem!
Post (infelizmente) não patrocinado pela CP :)
Se eu já tinha pena de não ter ido, agora fiquei com ainda mais.
ResponderEliminar